Receita
- 1 xíc de farinha de arroz
- 1/2 xíc de polvilho doce
- 1/4 xíc de Agar Agar*
--1 cs de Xylitol*
- 1 cc de sal do Himalaia*
- 1/2 xíc de biomassa de banana verde *
- 4 ovos
- 1/4 xíc de óleo de cartamo*
- 2 col chá de fermento biológico seco instantaneo (de saquinho para pães), pode usar o fermento para bolo (1cs), este não precisa descansar.
- Sementes de Chia a gosto*
- Sementes de Abóbora a gosto*
Cs= colher de sopa
Cc= colher de chá
*Você encontra todos esses ingredientes em nossa loja.
Modo de Preparo
Na tigela da batedeira junte todos os ingredientes secos (menos o sal)
Misture bem com uma colher
Abra um buraco no centro e adicione os ingredientes líquidos incluindo o sal e a biomassa
Ligue a batedeira e bata por 3 a 4 minutos, até obter um creme homogêneo. Se achar que a massa está muito mole acrescente mais um pouquinho de farinha.
Transfira a massa para uma forma (untada) de pão grande ou 2
Polvilhe por cima sementes de chia
Deixe descansar em um lugar quentinho até crescer
Leve ao forno 180º até dourar
Retire do forno e deixe esfriar em uma grade
Só guarde em recipiente tampado após ter esfriado totalmente
Dica
Junto com o pão na refeição, pode-se colocar pasta de amendoim e creme de castanhas.
Saiba mais sobre os ingredientes!
Banana Verde
A biomassa de banana verde é uma alternativa mais saudável para aproveitar todos os benefícios da fruta, uma vez que, antes de amadurecer, a banana conta com uma alta concentração de amido resistente, um composto importante para a saúde do intestino, do coração e que também é aliado da dieta. Para quem sofre com colesterol alto, por exemplo, a biomassa é uma boa aliada. Além de reduzir os níveis de HDL na corrente sanguínea, o alimento ajuda a diminuir os triglicerídeos e a atua na redução da absorção de gordura. Rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio e potássio, também é um dos alimentos antioxidantes que age na prevenção de doenças como o câncer e ajuda a combater o envelhecimento precoce. A biomassa de banana verde ajuda emagrecer porque, além de ser de baixo teor calórico, ajuda a inibir a absorção de glicose e gorduras. Enquanto isso, o amido promove sensação de saciedade prolongada, já que é diferido lentamente pelo organismo.
Agar Agar
O ágar-ágar é uma alga, que há séculos é utilizada no tratamento de várias doenças e também de problemas estéticos. Ela mostra-se bastante eficaz por conta do alto teor de sais minerais, celulose, iodo e fósforo.
No Brasil, assim como em vários outros países do mundo o ágar vem sendo bastante usado em receitas culinárias, por conta da sua textura gelatinosa, que não necessita ser resfriada para endurecer.
Além disso, o ágar também é muito usado na culinária naturalista, por possuir várias propriedades medicinais, entre elas, as que se destacam são:
Regula o funcionamento do intestino, prevenindo prisões de ventre e infecções nessa área;
Atua como um excelente desintoxicante;
Aumenta a elasticidade da pele;
Melhora a textura da pele, deixando-a mais lisa e macia, evitando rugas e acne.
Ajuda a emagrecer, pois faz aumentar a sensação de saciedade e inibe o apetite já que quando ingerido com água, leva à formação de um gel no estômago que dá sensação de estômago cheio;
Reduz colesterol;
Leva à eliminação de gorduras;
Combate a fraqueza física.
Óleo de Cártamo
Extraído das sementes da planta cártamo (Carthamus tinctorius), o óleo de cártamo é bastante utilizado na alimentação por causa do seu alto valor nutritivo. Ele se destaca por contribuir na redução do apetite, já que proporciona a sensação de saciedade.
Isso acontece porque ele regula o hormônio gastrointestinal grelina, que atua para estimular a fome. Assim, é possível ficar satisfeito mesmo ingerindo uma quantidade menor de alimentos.É antioxidante e anti-inflamatório natural. Entre seus benefícios estão o controle do colesterol, a prevenção da celulite e o aumento da imunidade.
Xylitol
Xylitol é um adoçante natural com o mesmo poder adoçante do açúcar, com quase metade das calorias e com baixo índice glicêmico. O adoçante xilitol contém propriedades bastante particulares que conferem a ele diversos pontos positivos.Por ser anticariogênico, ele tem o poder de inibir o crescimento de bactérias, reduzindo a formação de cáries. As bactérias não conseguem metabolizar o xilitol, e nessa tentativa, mesmo gastando muita energia, acabam intoxicadas e não se desenvolvem.Uma segunda característica relevante do xilitol é ser independente do hormônio insulina, por isso bem tolerado por diabéticos. Absorvido lentamente, ele não causa alterações rápidas nos níveis de glicose no sangue. Além disso, a glicose formada a partir de seu metabolismo não é diretamente liberada na corrente sanguínea.
Chia
A chia possuem cerca de um terço de proteínas, um terço de fibra solúvel dietética e o restante de óleo essencial, que por sua vez possui concentração de dois terços de ácido graxo ômega-3. São originárias da planta Salvia hispanica, da Colômbia, da Guatemala e do sul do México. As sementes podem ser brancas, cinzentas, castanhas ou pretas.A semente também é rica antioxidantes e aminoácidos, além de não conter glúten. Ela absorve mais de nove vezes seu peso em água, retarda a digestão e a liberação de açúcares no organismo, além de proporcionar uma prolongada sensação de saciedade.
Considerado um superalimento,as sementes e chia são ricas ferro, magnésio e outras vitaminas e minerais, como o cálcio, que fortalece os ossos e beneficia toda a estrutura óssea, vez que também contém boro, que promove a melhor absorção de cálcio pelo organismo,
Semente de Abóbora
Uma substância chamada cucurbitacina está presente nas sementes de abóbora e transforma o fruto em um vermífugo natural, que pode ser utilizado em adultos e acrianças.
As sementes também possuem alto teor de fibras, fundamentais para o bom funcionamento do intestino. Estas fibras também aumentam a sensação de saciedade e evitam que você coma mais do que precisa.
Consumir as sementes regularmente pode solucionar problemas de constipação intestinal. Mas não se esqueça de beber bastante água ou você pode agravar o problema. Além disso, a grande concentração de magnésio estimula uma peristalse adequada, que favorecerá o funcionamento regular do intestino.
A sua saúde em boas mãos.
Bibliografia:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjWzMe22sXXAhXHg5AKHY1WAwYQFggyMAI&url=http%3A%2F%2Fas-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt%2Fa-semente-chia-e-seus-beneficios-185793&usg=AOvVaw0nPHAAEA4WXVq92xwjwwek
http://www.movimentopanc.com.br/2017/06/banana-da-terra-verde-e-panc.html
http://maisnatural.ind.br/br/xylitol-os-beneficios-deste-adocante-natural
http://www.medicinanatural.com.br/sementes-de-chia/ .
https://cozinhando-sem-gluten.blogspot.com.br/2015/03/pao-integral-com-biomassa-de-banana.html
https://www.beneficiosnaturais.com.br/oleo-de-cartamo-emagrece/
http://www.queroviverbem.com.br/oleo-de-cartamo-para-que-serve/
https://www.remedio-caseiro.com/beneficios-da-alga-agar-agar/