A Vitamina D tem funções regulatórias vitais, participando decisivamente do funcionamento de vários órgãos e sistemas. Por isso, alguns cientistas e estudiosos sugerem que a vitamina D seja considerada um “hormônio”. Afinal, ela controla diversos genes, inclusive células do sistema cardiovascular.
A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Quando há a deficiência desta vitamina ou há necessidade dela para a prevenção e tratamento de uma série de doenças, é indicado o uso do suplemento de Vitamina D.
Benefícios da Vitamina D
Reduz os riscos de Diabetes Tipo 1;
Reduz os riscos de Esclerose Múltipla;
Reduz os riscos de Fraturas e melhora o Equilíbro;
Melhora a saúde cardiovascular;
Reduz os riscos de Obesidade;
Reduz os riscos de Ataques de Coração e Hipertensão;
Aumenta a absorção do cálcio e do fósforo no intestino;
Fortalece ossos e dentes;
Aumenta a produção de músculos;
Fortalece o sistema imunológico;
Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como os de cólon, de reto e da mama;
Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce;
Ajuda a prevenir a Depressão em idosos.
Sinais de Deficiência da Vitamina D
A deficiência dessa vitamina pode causar uma série de problemas para a saúde. Você pode saber a concentração da Vitamina D em seu organismo através de exame de sangue. Converse com o seu médico! Abaixo alguns dos sinais de deficiência desse vitamina:
Depressão;
Problemas nos ossos;
Doenças de coração;
Problemas na gravidez (principalmente no primeiro trimestre);
Diabetes;
Perda de força muscular;
Doenças autoimunes;
Sistema Imunológico enfraquecido;
Diminuição do cálcio e fósforo no sangue.
Principais causas de deficiência da Vitamina D
Além do baixo consumo de alimentos que contém vitamina D e da falta de exposição solar, a falta de vitamina D pode estar relacionada a algumas doenças como por exemplo:
Insuficiência renal crônica;
Lúpus;
Doença celíaca;
Doença de Chron;
Síndrome do intestino curto;
Fibrose cística;
Insuficiência cardíaca;
Pedras na vesícula.
Assim, na presença dessas doenças, é importante fazer acompanhamento médico para verificar os níveis de vitamina D no corpo.
Níveis Sanguíneos de Vitamina D
O diagnóstico da falta de vitamina D é feita através de uma exame de sangue e os valores de referência são:
Concentração ideal : 30 - 100 ng/ml
Concentração insuficiente : 20 - 30 ng/ml
Deficiência leve: 10 - 20 ng/ml
Deficiência grave: < 10 ng/ml
Esse exame pode ser pedido pelo seu médico ou nutricionista, que também avaliará se há necessidade de tomar suplemento de vitamina D.
Onde encontrar a Vitamina D
A Vitamina D pode ser encontrada em diversos alimentos, como: óleo de fígado de bacalhau, salmão, sardinha, gema de ovo, cogumelo, entre outros. Porém apenas pela alimentação não conseguimos obter a quantidade necessária diária da Vitamina D.
Uma forma muito eficiente de produzir a quantidade necessária desta vitamina é pela exposição solar diária. É indicado se expor ao sol entre 15 minutos a 1 hora por dia, dependendo do tom de pele. É muito importante que pelo menos braços e pernas estejam expostos, pois a quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta. Aproveite o horário de almoço para ficar no sol, visto que a hora mais favorável para a produção da vitamina D é quando há alta incidência de raios UVB (ultravioleta B), entre 12h e 14h.
Quando for se expor ao sol para obter a vitamina é importante não passar o filtro solar. O uso de um protetor fator 8, por exemplo, inibe a retenção de vitamina D em 95% e um fator maior do que isso praticamente zera a produção da substância. Caso você fique mais tempo que o recomendado é indicado sim passar o protetor solar para proteger a pele e evitar problemas.
Suplementação de Vitamina D
Os suplementos de vitamina D podem ser utilizados em casos de constatação de carência da substância ou no tratamento de algumas doenças. A falta do nutriente é constatada após exame de sangue.
É importante ressaltar que os suplementos devem ser tomados após a orientação médica para evitar o consumo de superdosagem. Fale com o seu médico, nutricionista ou farmacêutico.
A sua saúde em boas mãos.
Fonte: Farmacêutica Responsável
Boaformula
Manipulação e Suplementos Nutricionais
Porto Alegre | RS