Grão de bico, curiosidades dessa leguminosa e receitas deliciosas
A consciência alimentar nos leva a uma relação mais intima com o que ingerimos. Hoje iremos compartilhar com você sobre uma leguminosa que se tornou muito conhecida por ser rica em proteínas e vitaminas do complexo B, fonte de energia (por sua quantidade de amido) e felicidade (pela presença do triptofano, aminoácido essencial de bem-estar e redução do estresse).
Importante, como sua tabela nutricional, é a origem do grão de bico, sua procedência e caminho até chegar a leguminosa que conhecemos. Na caminhada de aprimorarmos a nossa relação com a comida, conhecermos a procedência do nosso alimento até chegar no nosso prato é muito importante.
Grão de bico ( Cicer arietinum L.)
Grão de bico é uma leguminosa, parente do feijão e da ervilha.É uma planta herbácea da família das fabáceas, de ciclo anual, com folhas verde-amareladas, flores brancas e que alcança até 60 cm de altura.
As primeiras espécies selvagens de grão de bico estão integradas na alimentação humana desde a Idade do Bronze. Esta planta se originou no Oriente Médio e depois foi se espalhando, sendo um alimento muito conhecido entre diversas culturas.
Na produção mundial de leguminosas, o grão-de-bico está em terceiro lugar, depois da soja e do feijão. As variedades antigas desta leguminosa tem a cor escura, quase preta, muito diferente das que conhecemos hoje, de cor clara.
Características da Planta
Porte:Entre 20 e 50 cm de altura.
Flores:Flores brancas.
Frutos:Desenvolvem uma bainha, em cujo interior se encontram 2 ou 3 grãos, no máximo. Os grãos de cor castanho-claro (ou também verde) são arredondados, tendo uma pequena "espora".
Cultivo
O desenvolvimento do cultivo do Grão-de-bico é melhor em regiões que apresentem temperaturas ao redor de 9ºC a 11ºC, podendo ser ainda menores, mas sem geadas, especialmente durante o período de floração. Os solos mais indicados para o seu plantio são os argilosos ou os arenosos, que podem variar de textura. Devido às suas raízes profundas, o Grão-de-bico resiste bem a longos períodos de seca, mas não suporta grandes volumes de água. O plantio pode ser feito na primavera ou verão (em regiões de climas mais frios) ou no inverno (em regiões de clima tropical). Nos cerrados brasileiros, é feito entre o início de abril até o início de maio. A colheita é realizada em agosto, quando as plantas são cortadas e colocadas para secar.
Benefícios nutricionais que ele nos proporciona
Grão-de-bico é uma boa fonte de proteína vegetal, rica em minerais - cálcio, ferro, fósforo, potássio, molibdênio, cobre - em triptofano e vitaminas (A, B e C) para além de ser riquíssimo em fibras vegetais. Dentre as vitaminas do grupo B, é preciso ressaltar a riqueza em folatos, ácido fólico, a B9, especialmente necessária para a saúde da mulher e a fertilidade.
Propriedades curativas do grão-de-bico
A riqueza em fibras vegetais solúveis e não solúveis do grão-de-bico é essencial para a retirada das gorduras excedentes na alimentação, o aumento do bolo fecal, a redução dos resíduos alimentares e a limpeza das paredes intestinais.
Sua riqueza em molibdênio faz do grão-de-bico um excelente desintoxicante do organismo, especialmente para os excessos de sulfitos comumente usados como conservantes na indústria alimentar.
Grão-de-bico tem triptofano, aminoácido essencial fundamental para a preservação de bons níveis de serotonina e melatonina, das quais o triptofano é precursor. Assim, o consumo rotineiro de grão-de-bico ajuda no combate à depressão e problemas de sono, especialmente nos que se referem à dificuldade em adormecer.
A riqueza do grão-de-bico em magnésio, que o torna uma das boas fontes deste mineral essencial à saúde como um todo, auxilia o organismo de quem o consome na produção de enzimas importantes para a produção de energia e melhora a ação do nosso sistema imunológico. Especificamente, uma dieta rica em magnésio é fundamental para a saúde cardiovascular.
Dica de receitas | Grão de bico
Versátil, o grão de bico pode ser usado de várias formas, como no preparo de petiscos, saladas, acompanhamentos, lanches, como ingredientes de pratos principais e até em doces. Suas propriedades também permitem seu uso triturado, como farinha, para a preparação de massas, substituindo a tradicional farinha de trigo nos preparos. A farinha de grão de bico tem um sabor mais amendoado, e pode vir ser uma bom aliado para uma alimentação saudável.
PANQUECA DE GRÃO DE BICO
*Ingrediente sublinhados você encontra na Boaformula.
INGREDIENTES
2/3 xícara de farinha de grão de bico
1 colher de sopa de chia
1/3 de xícara de água
Sugestão temperos: sal do himalaia, pimenta do reino, açafrão da terra
Sugestão extra: adicionar semente de girassol
COMO FAZER A PANQUECA
Em um recipiente acrescente a farinha de grão de bico e os temperos e misture. Hidrate a chia na água por pelo menos 15 minutos e misture junto os secos.
Esquente uma frigideira e unte com óleo de cártamo e adicione a mistura
Vire dos dois lados e pode servir
COMO FAZER COBERTURA
Você pode diversificar bastante, aproveitando com o que tiver na sua geladeira e fazer deliciosas combinações com essa massa de panqueca.
Nessa receita utilizamos um creme de queijo vegetal preparado com tofu orgânico e missô da Família Hattori. Por cima adicionamos salsichas veganas (marca Sattva) com broto de rabanete e girassol. Esses produtos podem ser encontrados na feira ecológica do Bom Fim em POA no sabádo.
Os brotos você pode cultiva-los na sua casa mesmo. Deixaremos no final umas dicas de como cultivar girassol na sua casa em um pequeno espaço.
FALAFEL | BOLINHO DE GRÃO DE BICO
*Ingrediente sublinhados você encontra na boaformula.
INGREDIENTES
2 xíc. de farinha de grão de bico
1/3 xíc. de farinha de linhaça (serve para dar liga a massa, misturar junto a água para hidratar em quantidade equivalente a de linhaça)
1/3 xíc. de água
1/2 xíc. de cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de óleo de chia
Salsinha ou coentro a gosto (sugestão: 1/4 xíc. picado)
Pimento do reino e açafrão da terra em pó a gosto
Sal do himalaia a gosto
COMO FAZER
Em um recipiente coloque a farinha de grão de bico, os temperos e a farinha de linhaça hidratada. Vá adicionando o restante da água e o óleo de chia. Misture bem até ficar homogêneo;
Molde os bolinhos como preferir e os disponha em uma forma.
Depois asse até dourar no forno pré aquecido de 180 graus.
Curiosidade!
Como cultivar broto de girassol?
Compre sementes de girassol para o cultivo. Você pode comprá-las em um viveiro de plantas, em uma loja de jardinagem ou até mesmo pela internet. As sementes de girassol também podem ser encontradas em supermercados e lojas de conveniência, mas essas são comestíveis e não para o cultivo. Depois de torrada, a semente não brota.
Coloque-as dentro de água por cerca de 8 horas para as hidratar e ajudar a germinar (pode deixá-las durante a noite por exemplo).
Retire-as da água e guarde-as num local escuro até que as sementes comecem a germinar.
Plante-as num recipiente com terra, com pouca profundidade, por exemplo de dois dedos.
Cubra-as com uma camada fina de solo e mantenha-o sempre úmido (borrifando água com um spray).
Deixe numa janela ensolarada e aguarde. Em cerca de 3 dias aparecerão os primeiros rebentos à superfície.
Após cerca de 7 a 14 dias após terem sido semeados, estarão prontos para consumo!
A colheita deverá ser feita enquanto ainda só houver um conjunto de folhas. Podem ser imediatamente consumidos para guarnecer saladas, sopas e outros pratos ou guardados na geladeira!
BOM APETITE E BOM FINAL DE SEMANA!
A sua saúde em boas mãos.
Boaformula
Manipulação e Produtos Naturais
Porto Alegre | RS