Alimentação Consciente
Shake refrescante
Na busca por uma alimentação mais saudáveis, a criatividade é uma grande aliada para diversificar os sabores ao longo da semana. Uma boa alternativa é incluir shakes na sua dieta que, além de muito nutritivos, são uma opção refrescante pro verão.
Temperaturas quentes pedem bebidas geladas, leveis e fáceis de preparar. Podem ser compostas dos mais variados ingredientes, sendo um convite para você testar diversas receitas e aumentar a variedade de alimentos e sabores consumidos.
O que é alimentação consciente?
Nós falamos muito sobre alimentação consciente, sobre a importância de prestar atenção no que você come e escutar o seu corpo, para perceber se está com fome ou saciada. Mas, na prática, o que isso significa?
A Doutora e Coach em Nutrição Sophie Duram nos trás um pouco mais sobre os benefícios e o que isso significa.
O conceito de alimentação consciente vem de algo mais abrangente, chamado Mindfulness, que, em português, pode ser traduzido como atenção plena. Trata-se de uma técnica em que você se concentra no presente, com uma atitude aberta, de curiosidade e sem julgamentos. Você percebe seu corpo, seus pensamentos, sensações, ideias, emoções e o ambiente a sua volta, e os aceita como são.
As técnicas de Mindfulness são muito interessantes para melhorar o seu comportamento alimentar. Assim se desenvolveu o Mindful Eating, também chamada de alimentação consciente, que traz inúmeros benefícios, entre eles:
ajuda a perceber sinais de fome e saciedade
sentir mais o sabor dos alimentos
potencializa melhores escolhas alimentares
ajuda a identificar e diminuir o hábito de comer por motivos emocionais
Tudo isso contribui para uma alimentação melhor e assim pode ajudar a perder peso.
Como praticar uma alimentação consciente?
Veja algumas dicas para começar a praticar a alimentação consciente:
Percepção – Antes de dar a primeira mordida, pare, respire e observe o que você vai comer
Mastigue devagar – Seu cérebro demora cerca de 20 minutos para receber a mensagem de que o corpo foi alimentado. Quando você come com calma, percebe antes que está saciada. Se devora a comida, precisa de mais para se satisfazer
Descanse entre as garfadas – Apoie o talher na mesa entre uma garfada e outra para prestar atenção no alimento. Isso ajuda a sair do piloto automático quando nem percebe o que está comendo
Use os 5 sentidos – Enquanto estiver mastigando, ouça os sons do ambiente, da cozinha. Perceba a cor e a aparência do alimento, assim como sua textura. Sinta o aroma e então, saboreie, sentindo cada ingrediente na boca
Quando você adota a alimentação consciente, sente mais prazer em comer e, consequentemente, come menos, pois percebe melhor quando está saciada. Experimente por uma semana e veja a diferença. Você vai adorar!
“Estar consciente do momento presente (mindfulness) é a base da Alimentação Consciente”Luiza Camargo.
Vamos compartilhar hoje na Dica Saudável uma receita de Shake refrescante, sendo uma sugestão, podendo ser variada com os ingredientes que tiverem em casa e mudando a receita para diversificar e estimular novos sabores.
Segundo estudos o ser humano consegue detectar 5 sabores: doces, salgados, umami, azedos e amargos. O shake é um doce bem gostoso natural das frutas.
Durante a refeição, esteja presente e ciente de seus pensamentos e emoções ou sensações que possam surgir. Dar essa atenção ao que estamos pensando ou sentindo nos auxilia a perceber se estamos comendo pelos sinais de fome ou por algum acontecimento que nos impulsiona a comer.
Aproveite cada momento e desligue a TV, deixe o celular longe ou qualquer outra distração por alguns minutos. Estar consciente do momento presente (mindfulness) é a base da Alimentação Consciente.
E lembre-se de apreciar bem e sentir os aromas, sabores e texturas que os pratos podem te proporcionar. Comer bem, faz bem!
Shake Refrescante
Ingredientes
Duas bananas maduras congeladas*
1 maçã
1 colher de sobremesa de passas de cranberry¹
1 colher de sopa de farinha de amêndoas¹
1 scoop pea protein baunilha¹
300 ml Leite vegetal de aveia
1 tâmara
* Sabe aquelas bananas que começam a ficar com pontinhos pretos de maduras? Você pode aproveita-las para fazer um delicioso shake! Elas disponibilizam um sabor mais adocicado quanto mais maduras ficam, sendo uma opção deliciosa.
¹ Você encontra esses ingredientes em nosso loja.
Modo de preparo
Congele as bananas maduras picadas em rodelas e sem casca por pelo menos 3h. Deixe hidratando o cranberry na água e reserve por 30min. Quando pronto, leve ao liquidificador junto com 1 maçã e 1 tâmara sem caroço. Adicione 1 copo de 300ml de leite vegetal de aveia, a farinha de amendoas, a proteína vegetal e o cranberry hidratado. Bata tudo no liquidificador e pode servir!
Receita leite vegetal de aveia
Ingredientes
1 litro de água morna
1 xícara (chá) de farelo de aveia
1/4 xícara (chá) de aveia em flocos
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 1-2 minutos. Coe com um pano ou coador de voal.
Dicas: A água deve estar em uma temperatura na qual você consiga deixar o dedo em contato sem problemas.Se você for consumir o leite puro, adicione gotinhas de extrato de baunilha e o adoçante de sua preferência (melado, agave, xylitol, açucar de coco…). Conserve o leite em geladeira e consuma em até 5 dias. Você pode usar o resíduo do leite para incrementar massas de bolo, cookies ou panquecas.
Vamos conhecer mais os ingredientes?
Pea Protein Baunilha
Desenvolvida por uma equipe seleta de nutricionistas da VP Consultoria Nutricional científica, a fórmula Rakkau possui alto teor proteico, baixo carboidrato e sódio. Além de possuir ingredientes naturais de fácil absorção, nossas proteínas possuem sabor muito suave, sem sensações resíduais.
As proteínas de ervilha são mais cremosinhas, bem indicadas para misturas com essa característica. Essa combinação do sabor baunilha e da cremosidade da proteína de ervilha torna ela muuuuuito interessante para misturas! Com frutas principalmente!
Ingredientes: Proteína concentrada de ervilha amarela e aroma natural de baunilha, vitamina B12 cobalamina, edulcorantes Xylitol e glicosídeos de steviol.
Informação Nutricional – Porção de 35g (2 dosador)
Valor energético (Kcal)
118 Kcal = 495KJ
Carboidrato dos quais (g)
8,95
Polióis
8,30
Proteína (g)
21,50
Gorduras Totais (g)
2,00
Gorduras Saturadas. (g)
0,37
Gorduras Monoinsaturadas (g)
1,00
Gorduras Poli-insaturadas (g)
0,63
Gorduras Trans (g)
0,00
Fibra (g)
0,77
Sódio (mg)
240
Ferro (mg)
6,3
Fósforo (mg)
281
Vitamina B12 (mcg)
2,4
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
** Valor diário não estabelecido.
Nutrition Facts
Serving Size 2 Roundend Scoops 1,23 oz (35g)
Informação Nutricional – Porção de 35g (2 dosador)
Quantidade por Porção
% VD (*)
Aspartato / Aspartic Acid
2884
**
Treonina / Threonine
936
**
Serina / Serine
1290
**
Glutamina / Glutamic Acid
4174
**
Prolina / Proline
1163
**
Glicina / Glycine
1037
**
Alanina / Alanine
1087
**
Cistina / Cystine
329
**
Valina / Valine
1315
**
Metionina / Methionine
329
**
Isoleucina / Isoleucine
1239
**
Leucina / Leucine
2099
**
Tirosina / Tyrosine
986
**
Fenilalanina / Phenylalanine
1391
**
Lisina / Lysine
2125
**
Histidina / Histidine
632
**
Arginina / Arginine
2125
**
Triptofano / Tryptophan
253
**
A proteína isolada da ervilha possui uma quantidade bastante equilibrada de aminoácidos e oferece elevada biodisponibilidade. Também possui os aminoácidos essenciais, que são aqueles que precisamos adquirir através da alimentação já que o nosso corpo não é capaz de produzir. Como aminoácidos principais desse composto ganham destaque a arginina e a lisina.
É uma boa opção para pessoas que praticam exercícios físicos e apresentam hipertensão arterial. A arginina encontrada na proteína isolada da ervilha é um excelente agente vasodilatador e com isso acaba reduzindo a pressão arterial. Também por causa disso, indiretamente, esse suplemento também ajuda na prevenção de doenças renais que podem se desenvolver decorrentes da hipertensão.
Como a velocidade de absorção da proteína isolada da ervilha está entre intermediária e rápida, o ideal é que ela seja ingerida logo após o treino. Você também pode consumi-la em outros horários caso a ingestão de proteínas na sua dieta não seja suficiente. A forma de tomar é simples: pode ser misturada água assim com o whey protein, leite, com sucos, shakes proteicos e também pode ser utilizada como ingrediente de receitas de bolos e outras para agregar à refeição maior valor proteico. A proteína da ervilha é um ótimo agente anabólico.
Veja mais sobre proteínas vegetais aqui.
Cranberry
>> Tudo sobre a fruta Cranberry!
Está querendo um alimento que é antioxidante, combate a gastrite, placa bacteriana e ainda acaba com a infecção urinária? Então você precisa conhecer a Cranberry.
Não é muito popular no Brasil, porém, a Cranberry é muito famosa na Europa e nos Estados Unidos. Essa fruta tem origem Estadunidense e sua maior produção é feita no chile.
Ela parece bastante uma cereja, ou até mesmo GojiBerry e suas propriedades são fantásticas. Ela possui 3x mais vitamina C do que a laranja.
Um dos benefícios mais populares da cranberry é o de retardar o envelhecimento. Esse efeito acontece pois essas frutinhas contém grande quantidade de antioxidantes e vitamina C.
Junto aos antioxidantes, possuem fitonutrientes, que além de reduzirem problemas degenerativos, como perda de memória e falta de coordenação, retardam o envelhecimento da pele.
As propriedades terapêuticas protegem as células de possíveis danos causados por radicais livres, deixando a pele com aspecto mais jovem.
>> Cranberry e Tratamento de infecções urinárias
A infecção urinária, ou infecção do trato urinário, é uma doença que atinge cerca de 50 vezes mais as mulheres. Isso ocorre devido a localização da uretra feminina em comparação a uretra masculina.
É um tipo de inflamação muito comum e provoca uma necessidade de urinar frequentemente, podendo se tornar urgente e doloroso. Em casos mais graves, pode provocar dores abdominais e sangue na urina.
As infecções ocorrem devido a presença de uma bactéria. É comum que seja provocada pela bactéria Escherichia coli, ou E. coli.
A cranberry entra aqui, quando se trata da presença “inimiga” dessas bactérias. Estudos apontam que o suco da fruta contribui para que certas bactérias se mantenham longe da parede do trato uterino, evitando que a infecção aconteça ou se intensifique.
Cranberries possuem substâncias como a proantocianidinas, um composto comum em várias plantas. É esse composto que ajuda as bactérias a se manterem distantes, o que é muito bom, pois se a bactéria não cresce e nem se espalha, não causa infecções e o nosso organismo se mantém saudável.
Aveia
A aveia é um cereal pertencente ao gênero Avena, da família Gramineae e seu nome científico é Avena sativa L, herdado do latim avena.A aveia pertence à mesma família do trigo e é muito mais rica em substâncias nutritivas.
Isto acontece porque durante o beneficiamento, a aveia não perde as vitaminas e os sais minerais.
Sua cultura é típica de regiões temperadas e acredita-se que seja originária da Escócia- daí ser a aveia conhecida como cereal escocês.
Este cereal fornecedor de energia é o melhor aliado numa dieta. Além das vantagens da sua riqueza em fibra (que atua como limpeza intestinal, libertando o organismo das toxinas), ainda podemos mencionar a sua riqueza numa substância de ação relaxante chamada avenina.
Uma dieta que contenha aveia revela-se diurética, saciante, anti-estresse e revitalizante mental.
A aveia, remineralizante e reconstituinte, destaca-se por ser um dos cereais mais ricos em proteínas, porque entre as suas gorduras predominam as insaturadas, especialmente o ácido linoléico.
Este cereal é também rico nas vitaminas B1, B2, B3 e E, e ainda em minerais tão importantes como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o ferro, o zinco e o enxofre.
Como os hidratos de carbono que contém são complexos, absorvem-se lentamente, proporcionando energia e sensação de saciedade. Assim, a aveia torna-se muito adequada para as dietas.
Sacia, revitaliza, dá energia e tranquiliza. Descubra as vantagens nutritivas da aveia. Um cereal bastante nutritivo que, além de o ajudar a emagrecer, revitaliza o seu poder mental, fornece-lhe um aumento de energia, e tem uma ação relaxante contra o estresse.
>> Vantagens da aveia
Estimulante mental: O seu conteúdo em amido converte a aveia numa fonte de glucose essencial para alimentar os nossos neurônios. Como é rica em ácido linoléico (ácido gordo essencial) e em lecitina, ajuda a manter as membranas neuronais sãs e ativas. Além disso, o fósforo e a vitamina B que contém ativam as funções cerebrais.
Anti-colesterol: Graças à sua riqueza em ácidos gordos insaturados, fibra, lecitina e avenasterol, a aveia ajuda a reduzir os níveis de LDL no sangue (colesterol “mau”).
Favorece o trânsito intestinal: Como é um dos alimentos mais ricos em fibras (10% do seu peso é fibra), o consumo de aveia favorece o trânsito intestinal sem provocar irritação, já que o tipo de fibras que contém aumenta o volume das fezes mas suaviza as mucosas intestinais.
Anti-estresse: A aveia contém uma substância chamada avenina que possui uma ação relaxante, muito útil em estados de nervosismo, fadiga ou estresse
Farinha de amêndoas
A amendoeira é uma árvore originária da Ásia Central, e que se cultiva atualmente no sul e em algumas regiões do norte da Europa e em regiões da América do Sul. Seus frutos, as amêndoas, são uma fonte importante de minerais.
Seu teor mineral inclui o cálcio (tão necessário para a formação e mantimento dos dentes e ossos), magnésio, potássio, cobre, fósforo e zinco.
Curiosamente, esse fruto tão pequeno nos oferece imensas vantagens para a saúde, por isso, adiciona-lo à nossa dieta diária é sumamente recomendável.
Veja alguns desses benefícios>>
>>Desenvolvimento mental
Amêndoas torradas, sem casca, são ricas em fósforo. Cada 100 g contém 560 mg de fósforo, oferecendo grandes benefícios para o desenvolvimento do cérebro, induzindo a um alto rendimento intelectual.
Por esta razão as amêndoas devem estar presentes na alimentação das crianças, em sua fase de desenvolvimento.
>> Controle do colesterol
Seu consumo frequente ajuda a diminuir os níveis de colesterol total e colesterol “ruim” ou LDL, enquanto aumenta os níveis de colesterol “bom” ou HDL.
Além disso, por ser um alimento de origem vegetal, a amêndoa não contém colesterol em sua composição.
>>Menores riscos de ataques cardíacos
Por seu alto teor em vitamina E, as amêndoas proporcionam uma dose extra de antioxidantes, desempenhando um papel importante na prevenção de doenças coronárias e câncer.
Uma porção de amêndoas de 30 g oferece 50% da dose diária recomendada de vitamina E. Ademais, contém vitamina B6, ainda que em menor quantidade.
Além disso, seu teor em magnésio ajuda a evitar os ataques cardíacos.
Queda dos níveis de açúcar no sangue:Ideais para os diabéticos! As propriedades das amêndoas, de alguma maneira podem mudar a vida de pessoas que sofrem de diabetes.
Esses frutos são capazes de ajudar na redução do nível de açúcar no sangue. Neste caso, o ideal é consumi-las logo depois das refeições.