Basta um ambiente quente e abafado ou uma situação estressante para que manchas vermelhas e bolinhas de pus apareçam no seu rosto? Esses são os principais sintomas da rosácea, problema mais frequente em mulheres e pessoas de pele clara. "A rosácea ainda não tem cura, mas é possível aliviar os efeitos com alguns tratamentos e proteger a pele contra manchas”, diz a farmacêutica Estela T. Feksa.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Rosácea uma doença vascular inflamatória crônica, com remissões e exarcebações, também chamada erroneamente de “acne rosácea”, pois a acne é uma doença da glândula sebácea, totalmente diferente da rosácea, seja pela a causa ou idade, ou pelos aspectos clínicos e as características no geral. A rosácea ocorre em 1,5% a 10% das populações estudadas. Ocorre principalmente em adultos entre 30 e 50 anos de idade, com pele clara. É mais frequente em mulheres, porém atinge muitos homens e, neles, o quadro tende a ser mais grave, evoluindo continuamente com rinofima (aumento gradual do nariz por espessamento e dilatação folículos). Raramente ocorre em peles escuras. A origem da rosácea ainda não é conhecida. Há uma predisposição individual que pode ser familiar (30% dos casos têm uma história familiar positiva), evidenciando uma possível base genética. Há forte influência de fatores psicológicos (estresse). Hoje, considera-se importante a participação de um ácaro da flora normal da pele chamado de Demodex folliculorum, e da bactéria Bacillus oleronius, que colonizam esse fungo. A presença de eritemas e telangiectasias na região central da face, acompanhadas de pápulas e pústulas, geralmente não oferece dificuldade no diagnóstico da rosácea. O paciente pode fazer um diário das pioras (e das remissões) relacionando isso às suas atividades, alimentação, estresse e outros fatores.
Sugestão Boaformula de Tratamento
Lembrando que os produtos abaixo são uma sugestão, sendo importante conversar com o seu Dermatologista ou Profissional da Saúde de confiança. Esse tratamento é indicado para aliviar os sintomas e proteger a pele contra futuras manchas.
USO TÓPICO
1. Limpeza
Sabonete Facial Calmante 110ml
Extrato de Camomila 2%
Extrato de Erva doce 2%
Sabonete base qsp 110ml
Lavar o rosto.
2. Tonificação
Fluido Tonificante Calmante 110ml
Extrato de Camomila 2%
Extrato de Erva doce 2%
Fluido tonificante facial pH 5-6 qsp.
Aplicar com algodão na face. Não remover.
3. Tratamento Diurno
Phytosphingosine 0,1%
Rosacalm 2%
Modukine 0,5%
Second Slin 30ml
Aplicar na face durante o dia.
4. Base Cover Skin FPS 30
Base facial com pigmento da cor da pele que acalma e protege os tecidos.
5. Tratamento Noturno
Nanopérolas Symbiocaps
Aplicar na face limpa à noite.
USO ORAL
PROBACILLUS - Pool de cepas de lactobacilos que restauram a saúde dos tecidos.
Tomar 1cap à noite.
COMPOSTO PARA ROSÁCEA - Composto desenvolvido pela nossa Farmacêutica para melhora da Rosacea.
Contém: Resveratrol, Vitamina E, Ácido Fólico, Picolinato de Cromo, Cobre quelado, Zinco quelado e Nicotinamida.
Tomar 1 dose ao dia.
A sua saúde em boas mãos.
Fonte:
https://www.sbd.org.br